top of page

Curso de formação em
Acompanhamento Terapêutico - turma 2025

O curso de formação em Acompanhamento Terapêutico Cont.AT.o desde 2010 tem se configurado como importante espaço formativo, apoiado em discussões teórico-clínicas, na troca de experiências e na transdiciplinaridade do campo do AT.

O curso tem como objetivo oferecer um espaço de formação para profissionais que pretendem desenvolver o trabalho clínico como acompanhantes terapêuticos.

 

A formação está estruturada a partir de 3 eixos: aulas teóricas, atendimento clínico (estágio) e supervisão em grupo. 

Em 2025 o curso será oferecido em formato híbrido, com aulas teóricas e estágio presenciais e supervisão em grupo on-line.

PROGRAMA 2025

MÓDULO 1- Aproximações com o campo do AT

• Apresentação do curso

• AT no Brasil: contexto histórico, Reforma Psiquiátrica e luta antimanicolonial

MÓDULO 2 - Clínica e política

• Clínica, política e cidade no AT

• Saúde mental e relações raciais

• AT e saúde pública I: trabalho em rede

• AT e saúde pública II: projeto terapêutico singular

• A função convivência no AT

• AT e instituição

MÓDULO 3 - Estágio e supervisão

• Contrato, setting e enquadre

• Supervisão, análise e formação teórica

• Apresentação dos estágios e definição dos grupos de supervisão

MÓDULO 4 - Teoria e técnica no AT

• Teoria do amadurecimento de Winnicott

• Transicionalidade e simbolização

• O brincar e a experiência criativa

• Transferência e contratransferência

• Empatia e presença viva: a experiência de `sentir com` de Ferenczi

• Holding, handling e continência

• Ação interpretativa no AT

MÓDULO 5 - Psicopatologia

• Diagnóstico e medicalização da infância e adolescência

• Transtornos do humor na perspectiva psiquiátrica

• Psicoses na perspectiva psiquiátrica

• Noções em psicofarmacologia

MÓDULO 6 - Clínica do AT

• AT e escola I: aspectos teóricos

• AT e escola II: estudo de caso

• AT com crianças e adolescentes em situação de rua

• AT em grupo com adolescentes

• AT e o campo do envelhecimento I: aspectos teóricos

• AT e o campo do envelhecimento II: estudo de caso

• Família e manejo de crise

• AT no Judiciário I

• AT no Judiciário II

• AT e a clínica das adicções I: uso de substâncias psicoativas e redução de danos

• AT e a clínica das adicções II: problemáticas alimentares

• AT em contexto hospitalar

 AT e Terapia Ocupacional

MÓDULO 7 - Fechamento

• Entrega da monografia/ artigo

• Encerramento

Professores convidados - já confirmados

Alessandro de Oliveira Campos é psicólogo, doutor em Psicologia Social pela PUC SP. Psicoterapeuta. Membro colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade-Metamorfose (NEPIM) da PUC/São Paulo. Foi professor visitante da Unifesp campus Baixada Santista (2018/2020). Atualmente professor no curso Imigração e saúde mental da Unifesp. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Membro do Coletivo Redes Pretas de Psicologia de Sao Paulo. Criador e coordenador dos encontros de Masculinidades Homem a Homem. Membro do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô de São Paulo.

Ana Paula Sader Basile é graduada em psicologia fez formação em acompanhamento terapêutico pela Cont.AT.o e especialização em saúde mental e reforma psiquiátrica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Já atuou como acompanhante terapêutica e como psicóloga social no âmbito da assistência. Hoje trabalha no SUS, na atenção primária à saúde (NASF) e também como psicóloga clínica.

Ayodele Cajuella é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Psiquiatra pelo Hospital do Servidor Público Estadual (IAMSPE). Pós graduação em Psiquiatria Forense pelo IPQ-USP. Formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Instituto de Psicologia Baseado em Evidências. Atuação em consultório particular. Perita do Juizado Especial Federal e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Psiquiatra voluntária no CEJUR - Centro de Estudos de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica da UNIFESP.

Camila Morais é psicanalista, terapeuta ocupacional e AT. Mestre em Psicologia Clínica pelo IPUSP. Aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Compôs equipes de saúde mental do Hospital Dia A Casa e do Projetos Terapêuticos. Foi coordenadora do Servico Residencial Terapêutico Aricanduva I, Terapeuta Ocupacional do CAPS II Arco Íris, do CAPS Infantil Sé e de equipes NASF nas regiões do Capão Redondo e Paraisópolis. Diretora da contATo e coordenadora do curso de formação em Acompanhamento Terapêutico da instituição.

Carolina Lanzoni é psicóloga formada pela PUC-SP e Acompanhante Terapêutica pela Cont.AT.o. Especialista em Saúde Mental pelo Instituto Sedes Sapientiae e está no curso de Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma na mesma instituição. Tem experiência no campo da educação, saúde mental infanto juvenil atuando com crianças e adolescentes em CAPS IJ. Atualmente está na Equipe Especializada em Violência (EEV). Acredita no cuidado em liberdade e no território, a partir de uma prática ética, afetiva e crítica da realidade social.

Clarissa Carvalho Fongaro Nars é psicanalista. Psicóloga graduada pela Univerisade São Marcos. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, onde também é membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Saúde – Gefs/Unifesp/CNPq. Possui formação em Acompanhamento Terapêutico pelo Instituto A CASA.​

Daniel Amiro Basílio Gonçalves é psicólogo formado pela PUC-SP, psicanalista e AT. Coordenador do GIP e psicólogo do CAPS Infantil Sé (2008-11).

Deborah Sereno é psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pelo IPUSP. Doutora em Psicologia Social pela PUCSP. É professora do curso de psicologia e coordenadora do núcleo de saúde mental: política e clínica ampliada da FACHS/PUCSP. Coordenadora e supervisora do Giramundo- equipe de acompanhamento terapêutico (AT) da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC-SP. Coordenadora do Rodarua: equipe de AT.

 

Douglas Rodrigo Pereira é psicanalista, mestre em Psicologia Clínica e doutorando em Psicologia Experimental pelo IPUSP. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicanalise Experimental do IPUSP  e do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanalise Contemporânea da PUC SP e do IP (LIPSIC). Membro do grupo brasileiro de pesquisa Sándor Ferenczi. Aspirante a membro do departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientaie.

Equipe de grupos da Tempo

Flávia de Almeida Prado Cézari é psicóloga graduada pelo IPUSP; Psicanalista membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e especialista em Saúde Mental pela UNIFESP. Mestranda em Psicologia Clínica pelo IPUSP. Atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos e em supervisão de profissionais em contexto clínico e institucional.

Felipe Augusto Dias Scavasin é psicólogo, bacharel e licenciado em Psicologia pelo IPUSP. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental UNIFESP (2014). Mestre em Psicologia Clínica pelo IPUSP (2019). Atualmente é pesquisador e supervisor da área de Psicanálise e Acompanhamento Terapêutico (AT) na Universidade Paulista e psicólogo clínico em consultório particular.

Fernanda Oliveira é terapeuta ocupacional formada pela USP, mestre em Psicologia Social pelo IP/USP e Acompanhante Terapêutica formada pela Cont.AT.o. Tem experiência em serviços de Saúde Mental, Reabilitação e Atenção Básica da rede pública de saúde e em atendimentos clínicos particulares, bem como em AT.

Gabriela Urbano é psicóloga, psicanalista e acompanhante terapêutica. Trabalhou nas ruas do centro de São Paulo e acompanhando equipes de abordagem de rua em supervisão clínica.

Hailton Yagiu é psicólogo clínico, psicanalista e AT. Doutorando em Ciências da Saúde (UNIFESP-BS). Especialista em Psicologia Clínica (CRP-SP). Membro do Grupo de Estudos em Medicina Narrativa (UNIFESP-EPM) e do Laboratório de Estudos das Desigualdades Sociais -  UNIFESP-BS. Atua nos seguintes segmentos: Clínica, Supervisão e Formação. Responsável pela criação e manutenção do site www.saudemental.psc.br.

Isabel Alonso Leite é psicóloga formada pela PUC-SP e acompanhante terapêutica pelo Projeto Humanitas. Especialização em terapia de casal e família pelo Sedes Sapientiae. Atuação clínica no SUS durante 12 anos em um ambulatório especializado em saúde do idoso. Em formação pelo IBPW em Psicanálise Winnicottiana.

Julia Belizário é médica formada pela Faculdade de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Residente médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ-HCFMUSP). Pós graduação em cuidados paliativos.

Julia Eid é psicóloga e psicanalista com formação em psicanálise pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e com especialização em psicanálise com crianças no Departamento Psicanálise com crianças do Instituto Sedes Sapientiae, do qual atualmente é membro, professora e supervisora do curso de especialização em psicanálise com crianças. 

Juliana Franch Polakiewicz  é psicóloga, especialista em Psicologia na Rede Básica de Saúde pela faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Psicanalista, aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae Acompanhante Terapêutica e Curadora dativa.

Juliana Ferreira Santos Farah é psicanalista e terapeuta de casal, família e grupos. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Especialista em Terapia Familiar e de casal pela PUC-SP. Aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Cligiap/USP. Professora do curso “O Trabalho Psicanalítico com Grupos” do Instituto Gerar.

Kátia Cappucci é psicóloga e psicanalista. pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialização em Saúde Mental pela USP. Aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atua em consultório particular desde 1996. Trabalhou em CAPS por 18 anos. Desde 2014 atua na prefeitura de São Paulo como interlocutora da Área Técnica da Violência. 

Leonardo Golodne é educador, psicólogo formado na Universidade Mackenzie, pós-graduação em Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades e acompanhante terapêutico através do curso Cont.AT.o. Trabalhou muitos anos como educador e acompanhante terapêutico em diversas escolas privadas e diferentes ciclos. Participou de formações no Lugar de Vida através do projeto Escolas Transformadoras em práticas inclusivas II. Atualmente trabalha como Orientador de Práticas Inclusivas de Educação Infantil à Ensino Médio e também é membro do Coletivo Rede – Projetos por uma educação inclusiva.

​​

Marco Aurélio Teixeira Piovezanni é terapeuta ocupacional formado pela UNESP (2012). Acompanhante Terapêutico com formação pela Cont.AT.o (2019). Com aperfeiçoamento em saúde mental (2017) e pos-graduação em saúde pública. Tem experiência de trabalho no campo da saúde mental, atuando junto a adultos, como acompanhante terapêutico e como trabalhador da rede pública de saúde mental (atualmente vinculado à rede de atenção básica em saúde). Acredita na potência do território e do trabalho em rede. Considera fascinante ter contato com o humano em sua complexidade e diversidade e conhecer as variadas formas de estar no mundo e de se expressar. Está sempre atento para observar as mudanças concretas e minuciosas que acontecem por meio do fazer humano, o foco de sua formação como terapeuta ocupacional.

Milson F. Evaristo é psicólogo, psicanalista e acompanhante terapêutico. Supervisor de AT e atuante na área.

Rafael Muscalu Raicher é psicólogo e psicanalista. Trabalhou como AT de 2006 à 2022. 8 deles junto a equipe de ATs do instituto A Casa. Membro aspirante do Departamento de Psicanálise do SEDES e especialista em saúde mental pela Unicamp. Trabalhou em CAPS AD, CAPS Adulto, no NURAAJ da clínica do SEDES e como analista institucional de diversos equipamentos do SUS e SUAS. Atualmente se dedica à clínica de consultório e a um projeto com crianças e adolescentes vitimas de violência sexual na favela de Heliópolis.

Rodrigo Veinert é psicólogo, músico e psicanalista pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Tem aprimoramento em Saúde Mental pelo CAPS Itapeva (2002). Coordenou a equipe de Acompanhante Terapêutico do Instituto A Casa, onde trabalhou por 25 anos.

Talita Di Santi é médica pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ-HCFMUSP). Preceptora da graduação em medicina da FMUSP e Supervisora do Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD) do IPQ-HCFMUSP.

Tania Possani é psicanalista, supervisora clínica, Acompanhante Terapêutica e mestre em Psicologia Clínica.

bottom of page